sexta-feira, 26 de abril de 2013

A vida "secreta" do pesquisador de arquivos.

Boa tarde, para todos aqueles que acompanham este blog.
Com de costume, nas sextas-feiras, e o dia do resumo semanal.

Como puderam perceber esta semana foi diferente na escola por causa da paralisação das atividades na escola. Entretanto, hoje a escola voltou as atividades.

Nessas ultimas semanas, devido as atividades com o memorial da escola, estou pesquisando os arquivos da escola na nossa nova sala do PIBID-Inácio (para os três PIBID) que ganhamos este ano. Em breve postarei fotos dela depois que a organizamos para as atividades.

Ao manusear os arquivos com luvas plasticas, marcara no rosto e os demais itens de proteção que te deixam parecido com um "cirurgião" de hospital, não pude deixar de reparar aos olhares curiosos dos alunos   espreitando na porta para ver o que estava fazendo. 

Alguns deles, os mais extrovertidos, tiveram coragem de entrar na nossa sala (que estava de porta aberta) para pergunta o que eu estava fazendo ali. Eu, respondi, já que se mostravam interessados, que estava fazendo uma pesquisa nos arquivos. Os alunos, daí questionaram duas coisas: primeiro, qual é a utilidade do que estava fazendo e segundo, precisava me "vestir" como um cirurgião para fazer o que estava fazendo.

Daí respondi a eles, que a estava resgatando o "passado" da escola - analisando as profissões que os pais dos alunos exerciam quando matriculavam o filho. Depois respondi, que os itens de proteção é fundamental para a saúde do profissional que lida cotidianamente com os arquivos. No meu ver, pouco os influenciou, pois só escutaram a resposta e não tiveram nenhuma reação.

Isso me fez perceber duas coisas: primeiro, com o pesquisador de arquivos permanece "invisível" na sociedade, pois se soubessem da importância do trabalho dele (por exemplo: já dei uma organizada nos arquivos fora de ordem nos arquivos morto da sala); segundo, como este trabalho é prejudicial a saúde do pesquisador (um dos funcionários da escola disse que deveriam ganhar adicional de insalubridade).

Pensando nestas questões, o grupo do PIBID-História já pensa em fazer uma atividade com os alunos em pesquisa em arquivos e restauração de livros - juntamente com os integrantes do PIBID-Biologia nas questões de saúde.

Com relação a semana, era só - afinal de contas esta semana foi "curta" na escola.

Gostaria de agradecer a equipe dos funcionários da escola, em prestar uma mão para dar uma limpada na sala. Nos, do grupo PIBID-História, iamos fazer isso sozinhos, mas a equipe de limpeza dos três turnos nos ofereceu educadamente o seu auxilio para organizar a sala.

Bem, semana que vem tem mais.
Desejo uma boa semana, para todos que acompanham o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário